PNL

  Programação Neurolinguística ( PNL )
A programação Neurolingüística é um conhecimento entregue às pessoas por Richard Bandler, John Grindler e sua equipe. Inicialmente por Grindler e Bandler, que obtiveram esse conhecimento através da observação e estudos dos padrões terapêuticos de Fritz Perls e Virgínia Satir (terapeutas) e Milton Erickson (hipnólogo).

A PNL (Programação Neurolingüística) desenvolveu técnicas próprias que facilitaram às pessoas integrarem uma relação entre corpo e mente, interagindo o sistema nervoso com a linguagem.

Através de processos modernos, a PNL possibilita às pessoas aprenderem recursos para se livrarem de alguns males que as acompanham e a ensinarem àqueles que se interessam ou necessitam desse conhecimento.

É um conhecimento considerado avocacional pelos órgãos públicos, porém, vem ganhando terreno dia-a-dia, penetrando em escolas, indústrias, comércios e associando-se aos demais ramos profissionalizantes, culturais, filosóficos etc....Não visa mudar o que existe, mas acrescentar novos recursos para facilitar a vida e o convívio das pessoas.

A PNL não visa mudar suas crenças, mas ensinar-lhe algo diferente que lhe proporcionará novos recursos para novas operações.

 
  Definições
A Programação Neurolingüística (PNL) é uma maneira de se enfocar o aprendizado humano; é um processo educacional que visa ensinar as pessoas a usarem o seu sistema neuro-fisiológico, a fim de melhor interagir como o seu ecossistema.

Os profissionais são facilitadores, que tem a capacidade de orientar outros, direcionando-se através da comunicação e conduta humana, desenvolvidas pelos estudos sistemáticos e pela observação de metáforas específicas, denominadas teorização.

Em PNL temos uma psico-teologia que ocorre quando envolvemos as modelagens (experiências de outras pessoas) às teorias.

Em PNL nos denominamos modeladores, porque fazemos coisas específicas, baseadas em experiências de sucesso, para atingir resultados específicos e ampliar recursos pessoais. Alguns terapeutas dizem que o fazem por intuição, uma vez que ao interagir com o outro, o inconsciente capta as informações necessárias para aquele aprendizado.

A proposta básica da PNL é fazermos uma Psicoterapia na qual fará com que a pessoa tenha compreensão consciente de suas atitudes e comportamentos, que chamamos de insight, ou seja, liberação da consciência para que o inconsciente opere e processe dentro do sistema seqüências operacionais. As modelagens obtêm sucesso quando podemos provocar, sistematicamente, o mesmo resultado comportamental que o modelador.

Os sistemas que tanto falamos entenderemos aqui como a interação entre a mente e o corpo. A mente e o corpo formam um sistema cibernético. Ecossistema é a interação interna entre os órgãos dos sentidos, de suas representações e seus estados cinestésicos.

Fazer a verificação ecológica significa verificação da harmonia interna entre os sistemas.

A PNL visa os aspectos comportamentais e a expansão do sistema perceptivo sensorial e extrasensorial; e à adoção de novas habilidades e valores que possibilitam uma mudança comportamental dos aspectos negativos em positivos, possibilitando à pessoa negociar consigo e respeitar a sua natureza e a de seus semelhantes. O Ser Humano não reconhece suas partes consciência e inconsciência, por isso reage instintivamente.

Em PNL optamos por mudanças internas e harmônicas do nosso sistema e não dos outros. O único responsável pela comunicação somos nós mesmos.

Em PNL, adota-se uma linha de respeitar os valores alheios e a aprender a conviver com as suas limitações.
A lingüística se refere ao sistema de comunicação que transmite o conhecimento entre as gerações através da decodificação dos estímulos externos que são lançados nas representações neurais, onde são codificados, ordenados e processados, através do sistema. A comunicação se faz em imagens, cores, sabores, odores, sensações e paladar.

O que limita a expressão integral das pessoas não é a sua realidade do mundo, mas a falta de valores ou de escolhas disponíveis em seus mapas.

Nosso sistema cibernético capta tudo que está à sua volta e organiza o que lhe convém através dos canais de percepção visual, auditivo e cinestésico. Algumas pessoas desenvolvem mais o visual, outras cinestésico, ou ainda o auditivo, embora continuem utilizando em menor intensidade os outros .

O cinestésico refere-se aos estímulos que provêm de ações, movimentos e sensações (tudo o que sentimos globalmente como umidade, temperatura, tensão, amargo, macio, quente, azedo)

Existem fenômenos físicos que estão fora da percepção dos cinco sentidos.

Voltar | Página inicial

nike shox hogan scarpe calcio Tiffany christian louboutin Scarpe Adidas superstar Scarpe Reebok Adidas Scarpe nike sb Scarpe nike air force air jordan adidas